10/02/2020

5 passos para aumentar sua segurança digital em 2020

5 passos para aumentar sua segurança digital em 2020
A Kaspersky reuniu algumas dicas para aumentar a sua segurança

Mais um ano começou e não podemos deixar de criar metas para o futuro, porém, o advento da internet requisita que essas metas sejam estendidas ao mundo conectado. Por isso, essa é a melhor hora de começar a pensar na segurança digital e como é possível reavaliar alguns comportamentos relacionados à tecnologia.

Os especialistas da empresa de segurança Kaspersky se reuniram para entender o que é necessário para criar um ambiente mais saudável com a tecnologia e tornar a vida digital das pessoas mais segura. Confira cinco passos para aumentar a sua segurança digital:

5 – Adote senhas fortes

Essa dica serve para a criação de qualquer senha. Pode ser a do banco, do e-mail ou até mesmo de alguma rede social. A sua vida já faz parte da rede online, então você deve se manter seguro. Assim, crie senhas únicas, com sequências e, sempre que possível, misturando letras, números e símbolos. Uma boa senha deve ser composta por 15 caracteres.

Caso você possua muitas senhas, pode usar um gerenciador de senhas para não esquecer de nenhuma. De acordo com uma pesquisa da Kaspersky, cerca de 34% dos usuários brasileiros usam senhas iguais em diferentes plataformas e, entre eles, 21% afirmam que já sofreram com invasões em suas contas. Ou seja, está relacionado principalmente ao grau de dificuldade das senhas.

4 – Ajuste a privacidade de suas redes sociais

Instagram, Facebook e Twitter são redes sociais recheadas de informações pessoais, um ótimo prato para indivíduos maliciosos que desejam roubar dados. Para diminuir as suas chances de sofrer com invasões, ajuste a privacidade nessas plataformas e reduza o número de informações que estão disponíveis publicamente.

3 – Reforce a segurança do Internet e Mobile Banking:

O uso de operações bancárias online aumentou muito nos últimos anos e, por isso, também devemos aumentar a segurança em relação à nossa vida financeira online. E não é tão difícil: a principal dica é evitar divulgar informações bancárias em aplicativos, redes sociais ou quaisquer outras plataformas online.

Mas, ainda mais importante que deixar sua vida bancária anônima, é atualizar os aplicativos de finanças com a autenticação em dois passos. Dessa forma, há uma camada extra de proteção na hora de digitar a senha e acessar o seu app bancário.

2 – Configure a privacidade do seu celular ou tablet

Segundo a pesquisa da Kaspersky, os consumidores brasileiros são alvos fáceis para os cibercriminosos, já que 17% não usa senha para desbloquear os smartphones; 44% compartilha com terceiros as senhas de bloqueio; e 78% deixa apps de redes sociais conectados automaticamente.

Os smartphones são como HDs de informações pessoais, então, é muito importante que eles sejam protegidos para aumentar a segurança dos usuários. O uso de senhas é recomendado sempre e elas devem ser mantidas em sigilo, sem compartilhamento com terceiros.

1 – Cuidado com Wi-Fi públicas

Muito cuidado ao usar uma rede de internet pública, pois essa é a técnica que muitos cibercriminosos usam para roubar dados de usuários despreocupados com a segurança. A melhor forma de evitar expor suas informações é não entrar em Wi-Fi públicas, porém, se não houver outro jeito, use uma rede virtual privada (VPN) para proteger a sua vida online.

Link da matéria

Um comentário: